Indicadores: O que são e como podem ser úteis para a sua empresa?

Os indicadores são valores numéricos responsáveis por monitorar o cumprimento das metas e o alcance dos resultados da organização.

Indicadores: O que são e como podem ser úteis para a sua empresa? Os indicadores são importantes aliados no processo de monitoramento dos resultados da organização. Também chamados de KPI ( do inglês Key performance indicator), os indicadores são os valores numéricos que são obtidos por meio da comparação entre o previsto e o realizado no caso das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico.

É importante ressaltar que os indicadores estratégicos da organização estão estreitamente relacionados ao Planejamento Estratégico e são definidos a partir das metas estabelecidas no mesmo.

 

Para saber mais leia nosso artigo: “Planejamento Estratégico: Entenda como definir estratégias e metas orientadas para resultados” 

 

Se o Planejamento estratégico da sua empresa possuir uma meta de: Aumentar o faturamento da empresa em 20% até o final do ano. O indicador relacionado será o Percentual de aumento do faturamento em relação a meta estabelecida. Que será calculado da seguinte forma: Percentual de aumento do faturamento dividido pela meta estabelecida. Se a meta é anual, para realizar o acompanhamento mensal a mesma deve ser dividida por 12 meses: 20% dividido por 12 (meses) dará aproximadamente 1,67%. Ou seja, mensalmente, deve haver um aumento médio no faturamento de 1,67% para que ao término do ano seja alcançada a meta.

Existem também os indicadores operacionais, que são relacionados à áreas específicas da empresa, como por exemplo: A produtividade e a satisfação do cliente. O indicador relativo à produtividade pode ser calculado tomando-se como base o faturamento ou a produção em relação à quantidade de horas trabalhadas pelo funcionário:

Indicador de Produtividade – Por Faturamento

O indicador de produtividade representa o quanto cada colaborador está produzindo para a organização. Ele pode ser calculado considerando o faturamento da empresa, onde a produtividade é calculada dividindo-se o faturamento bruto pela quantidade de funcionários ativos. Chegando-se a um número em reais que representa em média o quanto cada colaborador esta contribuindo para a composição do faturamento da empresa.

Indicador de Produtividade – Por Produção hora

Pode ser realizado também o cálculo da produtividade, levando-se em consideração a produção de produtos e/ou realização de serviços em relação ao tempo em horas trabalhado pelos colaboradores. Por meio desse cálculo é possível tomar decisões em relação a projeção de receita ou estimativa de entrega de produtos e/ou serviços com base no tempo.

Indicador de Satisfação do cliente

Há ainda os indicadores relacionados à satisfação do cliente que visa identificar o quanto os consumidores estão satisfeitos com os produtos ou serviços comercializados pela organização. O grau de satisfação dos clientes é um importante balizador para a tomada de decisão, pois permite ao gestor obter feedback com relação as principais áreas e aspectos do negócio. Por exemplo: Qualidade dos produtos e serviços, atendimento, tempo de espera, qualidade das entregas, preço, prazo e condições de pagamento dos produtos e serviços.

Sejam eles estratégicos ou operacionais, os indicadores possuem um importante papel na tomada de decisões, pois permitem mensurar o quanto a organização está próxima de atingir os resultados almejados, ou até mesmo indicar as possíveis “dores” e necessidades de melhoria sob vários aspectos.

Dito isto, agora que você já sabe o que são os indicadores e a importância deles para a organização, comece já a colocar em prática este conhecimento na sua empresa. Não esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos que ainda tem dúvidas sobre o tema e estão precisando de uma forcinha.

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Por Aparecida Amaral

Administradora e Consultora Organizacional

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Author: Aparecida Amaral
Administradora de formação pela Universidade Federal de Alagoas, em 2015 recebeu a Certificação Como gerente da Qualidade pelo Quality Total Institute Latino-americano (Chile), é Avaliadora do Prêmio Estadual da Qualidade em Alagoas (ciclos 2015, 2016 e 2017). Possui Experiência na Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade: Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e ISO 9001. Atua Como consultora organizacional pela Implantta Consultoria.