Mentoria Anticrise: Você faz parte do problema ou da solução?

Em meio às crises algumas pessoas escolhem fazer parte do problema e outras da solução. De qual lado você está?

Há mais ou menos 30 dias atrás tive a ideia de iniciar um projeto que mudaria a vida de muitas empresas e pessoas. Em meio ao isolamento social me dei conta de que muitas empresas (principalmente as micro e pequenas) não conseguiriam reabrir as suas portas após a pandemia.

Olhei para esta pesquisa e tomei um susto ao ver como alguns setores da economia haviam encolhido diante da atual situação mundial.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

1. Como tudo começou

Então eu lembrei de estudei em Universidade Pública Federal ( a minha querida Universidade Federal de Alagoas e que era meu dever moral e profissional retribuir para a sociedade um pouco do conhecimento que adquirí nos muros da universidade, que me possibilitaram atuar profissionalmente hoje como Ceo e Consultora Organizacional pela Implantta Consultoria.

Resolvi então criar um projeto para ajudar os empresários de todo o Brasil por meio de uma Mentoria Online, utilizando os mesmos recursos que aplico com os meus clientes de consultoria online, liberando toda a nossa tecnologia para ajudar essas empresas por 30 dias de forma totalmente gratuita.

Chamei o projeto de Mentoria Anticrise. Porque entendo que devemos nos unir enquanto comunidade para minimizar os impactos provocados por essa crise que abala a economia de todo o mundo.

2. Atuando em rede para fazer a diferença

Mas sabia que não poderia fazer isso sozinha, então resolvi chamar uma consultora parceira para trabalhar comigo nesse projeto. Mas não poderia ser qualquer pessoa. Tinha que ser alguém que assim como eu fosse muito comprometido com os mesmos ideais e a causa de ajudar o próximo. Até porque não teríamos nenhum retorno financeiro (apenas uma enorme bagagem de conhecimento).

A primeira pessoa que me veio à mente foi a Larissa. Larissa Hora é Engenheira de Produção, também estudou em Universidade Pública Federal assim como eu. Falei a ideia para ela e no mesmo instante ela topou com a mesma alegria e entusiasmo de quando eu tive a ideia (pensei: ‘essa ai é das minhas’)

Então a Administradora e a Engenheira de Produção começaram a trabalhar no projeto dia e noite. O nosso objetivo com o projeto Mentoria Anticrise é ajudar os empresários a montar um Plano de reestruturação pós-crise + Plano Financeiro com objetivos e metas que possam ajudá-los a adequar as suas empresas a este novo cenário que estamos vivenciado atualmente, onde a empresa precisa estar preparada para atender às novas necessidades dos clientes mesmo que esteja de portas fechadas.

3. Passo-a-passo para Mentoria Anticrise

Montamos todo o escopo, criamos o produto, montamos a campanha de marketing, gravamos vídeos, estruturamos o fluxo de comunicação com os mentorados e criamos até um aplicativo para facilitar a comunicação.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Convite Mentoria Anticrise
Video chamado para Mentoria Anticrise
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Aplicativo Mentoria Anticrise
 

4. A Nossa Proposta

A proposta era atender 30 empresas durante 30 dias de forma 100% online e gratuita.

Com muito esforço conseguimos o número de inscritos necessários, fizemos todos os ajustes e iniciamos a nossa jornada no dia 11 de maio de 2020.

Das 30 empresas que iniciaram o projeto tivemos algumas desistências, o que é totalmente normal para tudo na vida. Muitos querem passar no vestibular para acessar a universidade, mas poucos realmente conseguem se formar.

A Aula inaugural sempre é lotada, mas no último dia de aula restam apenas aqueles guerreiros que conseguiram suportar e ultrapassar todos os desafios impostos pelo curso.

É por isso que eu iniciei esta leitura com a pergunta:

” Em meio às crises algumas pessoas escolhem fazer parte do problema e outras da solução. De qual lado você está?”

5. A Jornada da Mentoria Anticrise

Estou escrevendo este artigo 10 dias após o início da nossa jornada, e é com muita satisfação que relato o empenho, dedicação e transformação que estamos vendo diante dos nossos olhos da empresas que iniciaram e estão conosco até então nessa jornada.

Espero que esta dedicação se mantenha até o final e que sejam fortes não apenas para concluir a tarefa de montar os seus planos de reestruturação estratégica e financeira, mas principalmente que se mantenham firmes para implementá-los.

Que estejam dispostos a transformar a vida de outras pessoas por meio dos produtos e serviços que suas empresas vendem. Que continuem de pé e que estejam cada vez mais atentos para perceber que o mercado mudou e está mudando. E que aquele “normal” de antes não existe mais.

Estamos vivenciando diante dos nossos olhos um “novo normal”, onde as prioridades mudaram, as necessidades evoluíram, a forma de entregar produtos e serviços se transformou ao ponto de restar apenas a essência.

É chegado o momento de entender qual é a essência da sua empresa, o que fez com que você um dia resolvesse lançar o seu produto ou serviço no mercado? E o que vai fazer com que você ainda possa impactar e transformar a vida das pessoas?

6. Participantes da Mentoria Anticrise

Se você faz parte das empresas que estão participando do movimento da Mentoria Anticrise, deixa aqui abaixo o seu comentário do quanto isso tem impactado a sua vida.

Se você leu este texto e a sua empresa não está participando me conta quais são os principais desafios que a sua empresa está enfrentando no momento. Quem sabe nós não repetimos a dose e com certeza lembraremos do seu depoimento 🙂

Eu encerro agradecendo às empresas e empresários que tiveram coragem de se lançar a este desafio, pela confiança e dedicação. Juntos seremos mais fortes e o mais importante: poderemos replicar essa corrente do bem para ajudar outras empresas e pessoas com as soluções que estão sendo desenvolvidas.

Se você quiser saber mais sobre Planejamento estratégico recomendo a leitura deste artigo:

Artigo: Planejamento Estratégico: Entenda como definir estratégias e metas orientadas para resultados



Author: Aparecida Amaral
Administradora de formação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em 2015 recebeu a Certificação Como gerente da Qualidade pelo Latin American Quality Institute (Chile), é Avaliadora do Prêmio Estadual da Qualidade em Alagoas (ciclos 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019). Possui Experiência na Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade: Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e ISO 9001. Atua Como consultora organizacional pela Implantta Consultoria.

2 Comentários

  • Kátia Leite

    A participação da minha empresa, Berçário Laços de Amor, na Mentoria Anticrise sem dúvidas foi uma experiência de grande significado. Em meio ao caos que estamos vivenciando nos últimos dias, não é fácil para as pequenas empresas suportar e conseguir sobreviver. Com a Mentoria podemos compartilhar nossos medos, dúvidas e incertezas. E como reposta tivemos muitas ideias criativas, sugestões de novos caminhos e uma total organização com números e dados que a empresa precisa e deve seguir.

    Sou Grata pela oportunidade!
    Hoje tenho uma nova visão para minha empresa.

Comments are closed.