Mundo Vuca : O que este cenário nos ensina sobre empreendedorismo? 

VUCA: O que este cenário nos ensina sobre empreendedorismo? a resposta para essa pergunta merece ser buscada dia após dia pelos gestores e empreendedores. 

A expressão mundo VUCA remete ao dinamismo que as organizações estão vivenciando na atualidade, fazendo com que as decisões, adequações e proatividade necessárias para a mudança sejam essenciais para a sobrevivência das empresas.

Quer se aprofundar mais neste conceito?

Aliás, se você quer se aprofundar mais neste conceito, eu escrevi um artigo abordando exatamente esse tema há um tempo atrás.

Você pode conferir abaixo, nele eu citei como adequar a sua empresa a essa nova realidade. Veja só:

 Artigo: Saiba como adequar a sua empresa a realidade do Mundo VUCA

         Tudo que nos desafia a mudar traz consigo aprendizados, com o mundo VUCA não seria diferente.

A minha proposta para este artigo é citar alguns ensinamentos que esse cenário VUCA está proporcionando ao empreendedorismo e a forma de pensar a estratégia da organização por parte dos gestores.

Acompanhe: 

 1. A melhoria contínua deve fazer parte do quotidiano do mundo VUCA

         Em um cenário dinâmico, mutável e competitivo torna-se essencial investir cotidianamente na melhoria contínua dos processos.

As verdades não são absolutas e se faz necessário que a empresa esteja atenta às nuances e oscilações do mercado. 

         Na prática, o princípio da melhoria contínua nos ensina que podemos fazer um pouco melhor a cada dia, com base na revisão e verificação dos resultados alcançados. 

1.1 A importância da verificação dos processos no cenário VUCA 

         Esta verificação permite retroalimentar o sistema, fazendo com que possam ser feitos os devidos ajustes com base na experiência e prática. 

         A base para a melhoria contínua é o planejamento, execução, acompanhamento e ação com base no aprendizado obtido a partir da verificação. 

         Se não pareceu familiar, permita-me explicar para você. Essas premissas em conjunto formam o PDCA. 

         Se você quer saber como aplicar o PDCA para promover a melhoria contínua leia este artigo: 

 

Artigo: Como utilizar o Ciclo PDCA para promover a melhoria contínua?

 

 2. Processos são feitos para serem revisados e melhorados

         Devido à velocidade com a qual as mudanças estão acontecendo, já não existe margem para erro,  se faz necessário que os processos sejam revisados e melhorados continuamente. 

         Processos não são definidos para ficarem estagnados, a premissa básica da definição dos processos organizacionais é fazer com que todas as pessoas da organização estejam alinhadas com o modo de fazer. 

Ao criar uma nova versão do processo refletindo uma melhoria na operação, todos os componentes da organização devem ser comunicados para que mantenham alinhadas às práticas.

Assim, facilita a execução das atividades e integração entre partes interessadas no processo. 

   3. Investir em pessoas é a chave para o sucesso da empresa

         O sucesso da organização principalmente diante do cenário do mundo VUCA, está baseado no tripé: Processos, Pessoas e tecnologia da informação. 

         As pessoas são consideradas a chave para o sucesso da empresa.

Pois não adianta investir em modelagem e automação dos processos e tecnologia, se a cultura dos colaboradores não for trabalhada para fazer com que os mesmos contribuam com o sucesso da organização e do projeto que está sendo implementado. 

         A contribuição e envolvimento dos colaboradores no processo faz com que as mudanças sejam assimiladas e os colaboradores se vejam como atores ativos no processo.

Uma vez que quando há o envolvimento das partes interessadas, os usuários passam a tomar parte daquele processo que está sendo constituído.

3.1 Promova a prestação de contas entre as partes interessadas

         Para que este trabalho seja realizado de maneira completa é imprescindível que sejam promovidos momentos de interação e de prestação de contas com as partes interessadas.

         A grande vantagem de promover a prestação de contas dos resultados é a possibilidade de fechar o ciclo, fazendo com que as partes envolvidas no processo possam verificar como a sua contribuição foi útil para o alcance dos resultados finais.

        4. Adaptabilidade e Proatividade são os grandes diferenciais no cenário VUCA

         A principal característica do mundo VUCA é a velocidade com a qual as mudanças ocorrem e a necessidade constante de adaptabilidade e proatividade dos atores envolvidos no processo para se adequarem às novas realidades. 

         Em um cenário tão mutável e competitivo sobrevivem aquelas organizações e indivíduos com maior capacidade de adaptação. Para isso se faz necessário proatividade e agilidade. 

         Até a mudança precisa ser planejada, a premissa básica do PDCA uma vez enraizada no DNA da organização facilita a estruturação de novas soluções com o pensamento baseado em processos. 

Ou seja, sempre que surge a necessidade de implementar uma nova solução, seja para atender uma demanda de processos internos ou por necessidade de se adequar a exigências do mercado é seguida a metodologia de processos.

Com isso, os envolvidos possuem clareza quanto aos passos necessários para realizar o: planejamento, estruturação, compartilhamento da solução com a equipe, implementação e verificação para melhoria.

5. Use a tecnologia a favor da sua empresa

No cenário atual a tecnologia é a grande aliada das mudanças e da adequação à velocidade com a qual as informações são demandadas. 

Atualmente existem sistemas poderosíssimos de integração de dados que facilitam a extração e análise de dados dos vários sistemas da organização em um único lugar.

Dessa forma tona-se mais fácil o tratamento dos dados, transformando-os em informação útil para a tomada de decisão. 

Um exemplo dessas ferramentas é o Power BI, que facilita a integração dos dados e apresentação visual dos mesmos.

Dessa forma, os gestores com base em dados extraídos dos principais processos da empresa consigam ter uma visão do todo, facilitando assim a tomada de decisão e implementação de ações estratégicas. 

5.1 E na sua empresa, como são analisados os resultados? 

Cabe lembrar que a utilização das ferramentas devem levar em consideração o tamanho, porte e quantidade de informações que os gestores precisam analisar.

Assim, se você possui ou trabalha em uma pequena empresa, com poucos dados para analisar o bom e velho excel pode ser uma ferramenta que pode te ajudar a analisar os resultados. 

Tudo vai depender da sua estratégia. Eu sempre costumo reafirmar que menos é mais é que cada organização possui uma cultura e modo de ser que dita as suas necessidades.

Nem tudo que serve em um contexto pode ser aplicado a todos os demais estabelecimentos, o que de fato importa é o princípio básico da utilidade, da aplicabilidade e da capacidade de gerar resultados práticos. 

Se você tem dificuldades em olhar para os dados da sua empresa e transformá-los em informação útil para fazer frente a este mundo VUCA, então está na hora de contratar um especialista para te ajudar nesta jornada. 

Se este é o seu caso você pode clicar no botão abaixo e agendar uma reunião com um consultor:

Quero falar com um consultor

Se você gostou deste artigo, deixe seu comentário abaixo. Você já se deparou com este termo “Mundo VUCA” em outros contextos? Ou sofreu ou está sofrendo as consequências desta nova realidade?

Deixe o seu comentário aqui abaixo compartilhando um pouco da sua história. 

Não esqueça de deixar seu like em nossas redes sociais que estão no canto superior da tela e de compartilhar para que mais pessoas possam ser impactadas com este conteúdo. Te vejo no próximo artigo. 🙂



Author: Aparecida Amaral
Administradora de formação pela Universidade Federal de Alagoas, em 2015 recebeu a Certificação Como gerente da Qualidade pelo Quality Total Institute Latino-americano (Chile), é Avaliadora do Prêmio Estadual da Qualidade em Alagoas (ciclos 2015, 2016 e 2017). Possui Experiência na Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade: Modelo de Excelência da Gestão (MEG) e ISO 9001. Atua Como consultora organizacional pela Implantta Consultoria.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.