Mapeamento de processosMapeamento e Modelagem de Processos

mark-516279_1920
O Mapeamento de Processos é uma ferramenta de gerencial que utiliza como base o gerenciamento de processos do negócio ou BPMN que tem como objetivo tornar os processos alinhados a estratégia da organização e facilmente entendidos por todos que interagem com os mesmos.

Através do mapeamento de processo as empresas conseguem identificar os  pontos fortes e oportunidades de melhoria dos seus processos, estabelecer um padrão de trabalho entre os colaboradores, identificar os principais gargalos dos processos da organização, evitando desperdícios e minimizando os riscos e falhas na operação.

Desafio

O grande desafio das organizações em termos de processos é estabelecer um padrão na realização de atividades de forma que todos os envolvidos entendam o fluxo do processo desde a sua origem até o destino final, muitas vezes a empresa não consegue manter uma conformidade na realização dos seus processos ocasionando alguns problemas como:

  • Falta de uma orientação clara sobre os padrões a serem seguidos:
    Não existe clareza entre os colaboradores sobre quais são as etapas da realização do processo, ocasionando desperdícios, retrabalho e perdas na produtividade e eficiência das operações.
  • Ausência de um padrão de conformidade:
    Quando os processos não estão definidos e documentados, a organização vai perdendo ao longo do tempo o padrão que deve ser seguido para realização das atividades, o resultado disso são produtos e serviços sendo produzidos de forma cada vez mais diversa, implicando em perdas e insatisfação por parte dos clientes.
  • Falhas na comunicação:
    Quando não existe clareza a cerca das etapas do processos, acabam sendo identificadas falhas na comunicação entre os setores implicando em produtos e serviços fora do padrão de conformidade.

Solução

A Modelagem de processos utilizando o padrão BPMN é uma metodologia reconhecida internacionalmente que identifica, padroniza, identifica gargalos nos processos organizacionais e capacita os colaboradores sobre as etapas dos processos uniformizando as linguagens e melhorando a comunicação entre os setores.

A modelagem de processos utilizando o BPMN tem como objetivos principais a melhoria dos processos atuais e futuros da organização para aumentar a satisfação dos clientes e melhorar o desempenho  do negócio.

Resultados

Entre os vários benefícios da modelagem de processos destacam-se: a padronização, o aumento da conformidade, a melhoria na comunicação, a redução dos desperdícios e riscos e o aumento da satisfação das partes interessadas.

Vejamos mais alguns benefícios de curto e longo prazo:

  • Redução de custos e automatização das rotinas;
  • Capacidade de replicar padrões de processos para diferentes unidades;
  • Redução dos riscos; 
  • Melhoria contínua e Inovação.

Desempenho dos processos

  • Sem padronização
  • Com padronização
Podemos te ajudar?

Contate-nos para que possamos realizar o diagnóstico da sua empresa e contribuir para uma maior eficiência na gestão da sua organização.

“É uma satisfação muito grande ter a Implantta Consultoria prestando serviços para a nossa empresa, por meio da plataforma online somos acompanhados e orientados para executar as atividades e isso tem trazido melhorias para a nossa loja e para os clientes que frequentam nosso estabelecimento. Indico a empresa pela seriedade, honestidade e compromisso com o qual executa os trabalhos”.

Gabriel Vieira Cortez Supermercado
Gabriel Vieira- Cortez Supermercado

A procura de uma consultoria de qualidade?